O Ecoponto é o conjunto de três contentores destinados à deposição selectiva dos quatro principais fluxos de resíduos recicláveis de embalagens - o papel/cartão, o vidro e o plástico/metal.

 

Para melhor separar, consulte abaixo as Regras do Ecoponto:

 

Não se esqueça:

- Não deixe sacos abandonados junto ao Ecoponto. Se o contentor estiver cheio, volte outro dia e informe-se sobre os dias de recolha de resíduos no seu Concelho.

- Depois de depositar os resíduos dentro do contentor adequado, deposite também o saco de plástico que usou para os transportar - no Ecoponto Amarelo.

- Repare bem nas embalagens, pois normalmente já estão marcadas ou impressas com o símbolo do Ecoponto, indicando assim qual dos três contentores deverá ser usado.

Reduzir é o primeiro passo e o mais importante. Numa sociedade de consumo, onde os produtos e as embalagens abundam, os custos de tratamento ou eliminação de resíduos são elevados. Só reduzindo a quantidade de produtos comprados e consumidos é que é possível diminuir a quantidade de resíduos existentes.

Reutilizar é o segundo passo, no sentido em que, ao dar novos usos aos resíduos que são produzidos, evita-se que passem por um novo ciclo de transformação ou por processos de tratamento ou eliminação, processos esse que representam custos para a sociedade e para o ambiente.

Reciclar é a terceira prioridade e deve ocorrer quando não é possível deixar de produzir um resíduo ou quando não se encontra outra utilização possível para esse objecto. Nesse caso, é importante que o resíduo não seja depositado junto com os indiferenciados (o chamado "lixo normal") ou num aterro (ou pior, abandonado na natureza), mas sim que seja reciclado. Para garantir que seja reaproveitado como matéria-prima e transformado num novo produto, basta depositá-lo no local apropriado.

Recolha de Resíduos Verdes e Monos 

A ARM disponibiliza aos clientes domésticos o serviço de recolha gratuita de resíduos verdes e monos.

Solicite-nos este serviço

Pode também entregar estes e outros resíduos nos nossos Ecocentros existentes na Madeira e Porto Santo.

 

Outros Resíduos

Existem fluxos de resíduos específicos, com destino e tratamentos adequados às suas características, muitas vezes reciclados ou valorizados de alguma forma. A ARM é a empresa responsável na Região pelo encaminhamento da maioria desses resíduos.

Conheça outros fluxos de resíduos