O Ciclo da Água
A água existe na Terra em três estados: o sólido (gelo), o líquido (estado normal) e o gasoso (vapor de água).
Os oceanos, os rios e atmosfera estão em constante inter-relacionamento: a água da superfície da terra evapora-se, a água das nuvens precipita-se, a chuva infiltra-se pela terra, etc. A quantidade total de água no planeta é sempre a mesma. À sua circulação chamamos “Ciclo da Água”.
O Ciclo da Água “começa” com a evaporação da água desde a superfície do oceano, rios e lagos. À medida que se eleva, o ar húmido arrefece e o vapor de água forma gotas que no seu conjunto dão origem às nuvens (condensação), que caiem com o seu próprio peso (precipitação). Se na atmosfera faz muito frio, a água cai em forma de neve ou granizo. Se está mais quente, caiem gotas de chuva.
Uma parte da água chega à terra e será aproveitada pelos seres vivos, outra escorre pelas montanhas até chegar aos rios, lagos ou ao oceano (escorrência superficial). Outra parte infiltrar-se-á através do solo, formando os lençóis de água (água subterrânea). Mais tarde ou mais cedo toda esta água voltará novamente para a atmosfera devido à evaporação, principalmente.
Ao evaporar-se, a água deixa na terra todos os elementos que a contaminam. Por isso, o ciclo da água entrega-nos um elemento puro. Outro processo que também purifica a água e faz parte do ciclo da água envolve a actividade das plantas e dos animais -evapotranspiração.
