Recolha de Óleos Alimentares Usados

A ARM, em colaboração com os municípios aderentes (Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana), disponibiliza à população uma rede de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) através de oleões, garantindo assim o encaminhamento adequado destes resíduos para valorização.

O que são os OAU?

Os óleos alimentares usados são resultado das frituras de alimentos, azeites e óleos de conserva.

O que deve fazer aos OAU?

Deixar arrefecer o óleo, despejá-lo numa garrafa de plástico com tampa, que depois de cheia deverá ser bem fechada e colocada no oleão mais próximo.

Localização dos oleões

A ARM disponibiliza 65 oleões, colocados em todas as freguesias dos municípios aderentes à ARM.

 


 

Porque deve colocar os OAU nos oleões?

A correta separação de óleos alimentares usados (OAU) e deposição nos sítios corretos (oleões), permite garantir o encaminhamento mais adequado para o destino adequado, isto é, para a sua valorização (por exemplo para produção de biodiesel).
Deste modo, evita-se que estes resíduos sejam incorretamente despejados no esgoto, sobretudo para não contaminarem os recursos hídricos, mas também porque os óleos podem danificar os equipamentos instalados nas infraestruturas de drenagem de águas residuais (esgotos) e potenciar o aparecimento de pragas. Além disso, são produtos que podem provocar graves problemas de operação nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), podendo mesmo inibir o seu funcionamento.

Contactos para mais informações ou dúvidas:

Número verde (gratuito) 800 910 500
E-mail: oau@aguasdamadeira.pt