Lavagem de contentores

 

A ARM presta aos seus clientes um serviço único na Região Autónoma da Madeira – a lavagem automática de contentores de resíduos.

As viaturas, exclusivamente dedicadas à lavagem de contentores públicos de recolha de resíduos, percorrem os vários municípios aderentes, procurando garantir a lavagem dos contentores entre 2 a 6 vezes por ano, com maior incidência nas zonas urbanas.

Com esta solução, é possível lavar interna e externamente contentores de 120 a 1.100 litros, demorando cada lavagem cerca de um minuto apenas, consoante a intensidade da lavagem.

 

Viatura grande

     

 

Viatura pequena

 

 

Funcionamento das viaturas

Na traseira da viatura, um elevador composto por braços de basculamento com acionamento hidráulico introduz o contentor dentro da cuba de lavagem, a qual é estanque para não permitir derrames de água durante a lavagem. Refira-se que toda a água suja resultante do processo de lavagens é integralmente armazenada na viatura até que seja feita a respetiva descarga em local apropriado.

No interior da cuba decorre o ciclo de lavagem com recurso a um produto de desinfeção e a jatos de água de alta pressão, com temperatura regulável até 100° C.

A lavagem do interior dos contentores é feita através de cabeças de lavagem com aspersores de alta pressão, que se elevam e que executam movimentos de rotação e translação, enquanto a lavagem externa é feita por intermédio de uma barra móvel dotada também de aspersores de alta pressão. 

A viatura inclui ainda um sistema de lavagem por carretel, mangueira e pistola de alta pressão, que permite lavar não só a zona circundante dos contentores de superfície, como também as cubas dos contentores enterrados das Ilhas Ecológicas.

Solicitar o serviço

O serviço pode ser prestado a particulares mediante solicitação prévia, mesmo que não sejam clientes da ARM.

A lavagem de contentores tem um custo de 20€/unidade (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), para contentores até 1.100 litros.

Pode solicitar o serviço pela Linha VERDE (chamada gratuita), de 2.ª a 6.ª feira, disponível na ilha da Madeira entre as 9h-13h e 14h-18h e na ilha do Porto Santo entre as 8h30-12h e 13h-17h30.

Se preferir, pode fazê-lo por e-mail (geral@aguasdamadeira.pt) ou num dos nossos Balcões de Atendimento.