Ilhas ecológicas


Desde 2013, a ARM apostou em disponibilizar aos seus clientes as Ilhas Ecológicas, equipamentos inovadores na Madeira destinados à recolha de resíduos sólidos urbanos (indiferenciados) e de embalagens (papel/cartão, vidro, plástico e metal). 

As 4 Ilhas Ecológicas estão localizadas nos Municípios da Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Machico e Porto Santo, nas proximidades dos locais onde se encontravam anteriormente contentores de superfície (Ecopontos).

Esta é uma solução subterrânea (com contentores enterrados), na via pública, que em relação aos contentores tradicionais de superfície tem como principais vantagens uma maior capacidade de depósito, a redução da emissão de odores, menor impacto visual e uma menor ocupação da via pública, contribuindo para a requalificação dos espaços urbanos.

Cada Ilha Ecológica é composta por duas divisões subterrâneas, para acomodação de 3 contentores de 1100 litros cada uma, e uma plataforma elevatória. Os marcos assentam no exterior da superfície superior da plataforma elevatória, existindo 3 marcos por cada plataforma (3 indiferenciados e 3 seletivos por cada um dos quatro municípios).

O marco escolhido para as Ilhas Ecológicas, em aço inoxidável, caracteriza-se por linhas clássicas e depuradas, de modo a causar o menor impacto visual possível. Foi também projetado para não causar qualquer tipo de restrição a utilizadores com capacidades motoras reduzidas. A sinalética utilizada em cada marco utiliza ainda o sistema ColourADD®, destinado a ajudar os daltónicos.