Hoje em dia, muitos dos resíduos urbanos são recicláveis, ou seja, podem ser transformados e reintroduzidos no ciclo económico como matérias-primas. Para além desses, há também diversos resíduos que, não podendo ser integralmente reciclados, podem ser reaproveitados através de operações de valorização.
Sem darmos conta, chegam diariamente às nossas mãos objectos produzidos com materiais reciclados, obtidos a partir dos resíduos que separamos. O "velho" transforma-se em novo, poupando matérias-primas e energia, preservando o ambiente, gerando postos de trabalho e melhorando a qualidade de vida da população.
O que são os Ecopontos?
Os Ecopontos são os contentores destinados à deposição selectiva dos principais fluxos de resíduos recicláveis, ou seja, os resíduos de embalagem. É fundamental colocá-los no Ecoponto, para garantir que serão reciclados.

Estão divididos por cores, consoante o resíduo a colocar: Azul (papel/cartão), Verde (vidro) e Amarelo (embalagens de plástico e de metal).
Que resíduos se depositam no Ecoponto?
Os resíduos de embalagem subdividem-se essencialmente em quatro tipos: papel/cartão, vidro, plástico e metal. Para conhecer exatamente tudo o que deve colocar, conheça as Regras do Ecoponto. Se ainda tiver dúvidas, visite o site da Sociedade Ponto Verde, onde poderá encontrar mais informações sobre os resíduos de embalagens e a sua reciclagem.
No chamado "lixo normal" (resíduos indiferenciados) deite apenas o que não pode mesmo ser reutilizado. Se puder reutilizar um resíduo para outros fins, excelente! Senão, deposite-o num Ecoponto para que seja depois reciclado.
Depois de depositar os resíduos cuidadosamente dentro do contentor correto, aproveite para depositar o saco vazio (que usou para transportá-los) no Ecoponto Amarelo (se for de plástico) ou Azul (se for de papel). Não deixe sacos junto ao Ecoponto. Se o contentor estiver cheio, por favor volte outro dia e procure saber quais são os dias de recolha.
O que é a Triagem?
Triar é separar os diferentes tipos de resíduos por processos manuais ou mecânicos, sem alterar as suas características, para que sejam encaminhados corretamente para reciclagem.
Os resíduos de embalagens depositados nos Ecopontos, nos municípios da ARM e em quase todos os municípios da Região, são encaminhados para a ETZL/ET no Porto Novo ou para o CPRS do Porto Santo, onde são triados e acondicionados, com vista ao envio para reciclagem em Portugal continental.