Sistema de gestão de resíduos


A ARM gere em alta os resíduos da Região, designadamente o Sistema de Transferência, Triagem, Tratamento e Valorização de Resíduos da Região Autónoma da Madeira.

Este sistema integrado de gestão de resíduos dispõe de quatro instalações, situadas nos concelhos da Ribeira Brava, Santa Cruz e Porto Santo.

 

Os resíduos são quaisquer substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz, ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer. A classificação dos resíduos é efetuada de acordo com a sua origem e/ou características físicas, químicas e biológicas.

Os avanços tecnológicos têm resultado na adoção de equipamentos cada vez mais avançados para tratar os resíduos, o que consequentemente tem permitido – tendo presente as especificações de cada sistema – optar por processos de valorização em detrimento da deposição final.

Os processos utilizados pela ARM para dar resposta aos resíduos produzidos na RAM são aplicados consoante a tipologia de resíduo em questão: os resíduos sólidos urbanos são alvo de valorização energética, os resíduos de embalagens são alvo de triagem, enquanto outros resíduos são muitas vezes também reciclados ou valorizados de alguma forma.