Acreditação
Desde 2006, o LQA encontra-se acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, o que constitui o reconhecimento formal por parte do organismo de acreditação da sua competência para a execução de determinados ensaios.
Anexo Técnico de Acreditação do Laboratório
LEAFI - LISTA DE ENSAIOS SOB O ÂMBITO DA ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA
Política de Gestão do LQA
Política da Qualidade do Laboratório
O Laboratório Regional de Controlo de Qualidade da Água tem como política a melhoria contínua dos seus processos, bem como a elevada qualidade dos serviços prestados e das práticas profissionais e técnicas implementadas, tendo como objectivos gerais:
- A garantia de qualidade dos serviços prestados e o permanente exercício de boas práticas profissionais de acordo com os requisitos contratuais, legislação, regulamentos, recomendações e normas aplicáveis à sua actividade;
- O estabelecimento e manutenção de um Sistema de Gestão em conformidade com Norma NP EN ISO/IEC 17025;
- A garantia de meios operacionais, logísticos e informáticos necessários ao Sistema de Gestão implementado;
- O envolvimento dos colaboradores na manutenção do Sistema de Gestão através da sua familiarização com as directrizes e procedimentos que lhe estão associados;
- A formação contínua dos seus colaboradores.
Campo de Actividade Laboratorial
O Laboratório iniciou a sua prestação de serviços de análises de águas para clientes externos no Ano 2000, que mantém desde essa data, em várias vertentes, nomeadamente:
- Amostragem de águas naturais e de consumo humano;
- Análises de água para consumo humano, particularmente a entidades gestoras com a responsabilidade de gerir o abastecimento de água em alta e/ou baixa, bem como a clientes públicos e privados;
- Análises para caracterização de origens de água doce superficial, subterrânea e salina;
- Análises para caracterização de água de Unidades industriais com necessidades específicas de qualidade de água para o seu processo industrial;
- Análises para caracterização de água de piscinas;
- Análises para caracterização de água residual de Estações de Tratamentos de Águas Residuais e unidades industriais
MANUAL DE GESTÃO – REQUISITOS DE PROCESSO (PG 7.9) - RECLAMAÇÕES
Formulário de reclamação