Gestão das águas residuais


A Águas e Resíduos da Madeira é responsável pelo Sistema Multimunicipal de drenagem e tratamento de águas residuais da Região Autónoma da Madeira, atuando nos municípios de Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Machico, Santana e Porto Santo.

O sistema de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas da Madeira compreende um conjunto de infraestruturas de transporte, tratamento e destino final de águas residuais.
Principais infraestruturas
  • 6 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)
  • 424 Km de Intercetores / Coletores de Drenagem

 

Conheça melhor os sistemas de águas residuais na ilha da Madeira implementados pela ARM na Madeira:
O sistema de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas do Porto Santo compreende um conjunto de infraestruturas de transporte, tratamento e destino final de águas residuais.
As estações elevatórias estão colocadas estrategicamente ao longo da linha de costa, recolhendo a totalidade das águas residuais da ilha e permitindo a sua elevação e transporte para a Estação de Tratamento de Águas Residuais da Ponta e envio a destino final - Açude do Tanque ou lagoas do Campo de Golfe do Porto Santo.
Principais infraestruturas
  • 1 Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR da Ponta)
  • 7 Estações Elevatórias de Águas Residuais
  • 11 Km de Intercetores / Coletores de Drenagem
 

 

Conheça melhor todo o processo de tratamento de águas residuais na  ETAR da Ponta.

Mapa das zonas servidas por saneamento básico




Legenda

  Zonas servidas por drenagem de águas residuais

  Estações de Tratamento de Águas Residuais

Nota: este mapa é meramente ilustrativo e não é vinculativo. As informações contidas no mapa podem não estar atualizadas, apesar de procurarmos garantir atualizações frequentes do site.