Sistema de Telegestão


Localizado na Estação de Tratamento de Água da Alegria, no concelho do Funchal, o sistema de telegestão permite comandar, por via remota, todas as instalações e infraestruturas em alta geridas pela ARM. Trata-se de uma rede hidráulica complexa, que integra órgãos hidromecânicos associados ao controle das aduções à conduta de interligação das múltiplas origens de água que a aduzem, câmaras de válvulas, reservatórios de armazenagem, grupos elevatórios (estações sobrepressoras e estações elevatórias), e unidades de tratamento de água.

Para a comunicação entre as principais infra-estruturas hidráulicas, foi implementada uma rede de fibra óptica, numa extensão superior a 500 km. Como suporte informático existem vários servidores, ligados em rede e que comunicam com os autómatos programáveis (PLC’s) instalados nas várias instalações. Assim, o operador consegue ter uma ideia geral de como se está a comportar o sistema e facilmente identifica e actua caso seja necessário.

A Telegestão permite optimizar a adução às redes de distribuição de uma forma racional e numa perspectiva de poupança de energia eléctrica.