Sistemas de água de rega

Principais infraestruturas
  • 1 Açude para armazenamento de água
  • 1 Reservatório intermédio
  • 3 Estações Elevatórias
  • 11 Km de condutas adutoras

     

 

O sistema adutor de rega do Porto Santo destina-se ao reaproveitamento das águas da chuva, captadas na zona central da ilha e direcionadas para o açude do Tanque, das águas residuais tratadas na ETAR da Ponta e das águas naturais subterrâneas captadas no furo situado junto ao hotel do Porto Santo e nas noras existentes na zona do Tanque, para fins do regadio agrícola e ou rega do campo de golfe.
O açude do Tanque, situado na zona do Tanque junto ao Aeroporto, representa a maior estrutura de armazenamento de água de rega existente na ilha. Este açude encontra-se interligado às restantes origens de água de rega, por intermédio de uma rede de condutas bi-direcionais lançadas ao longo das estradas regionais e municipais, nomeadamente a ETAR da Ponta, o Furo junto ao hotel do Porto Santo e as noras do Tanque.
O transporte da água de rega é garantido por intermédio de várias estações elevatórias, podendo o seu sentido ser invertido em função da origem de água utilizada e das necessidades de rega.
A zona de regadio agrícola mais desenvolvida situa-se nos terrenos à volta da pista do aeroporto, zona sul, sendo elevada para o reservatório de distribuição de rega por intermédio de uma estação elevatória situada no sítio do Tanque.
A adução de água de rega para o campo de golfe, para além do efluente tratado fornecido pela ETAR da Ponta que satisfaz as necessidades de rega durante os meses de inverno, é reforçada, nos meses de verão, com água de rega proveniente do açude do tanque e também com água dessalinizada proveniente do Reservatório do Lombo do Atalho pertencente ao Sistema Adutor da Central Dessalinizadora. O reforço com água potável é conseguido por intermédio de um sistema elevatório que eleva a água do reservatório do Lombo do Atalho para o açude do tanque. O reforço de água para a rega do campo de golfe é conseguido por intermédio de uma estação elevatória situada na zona do Ribeiro Salgado, interligada com conduta bi-direcional existente ao longo da estrada regional 111, elevando assim os caudais necessários para as lagoas do campo de golfe.
O sistema adutor é composto por um açude para armazenamento de água, 1 reservatório intermédio, 3 estações elevatórias e cerca de 11 Km de condutas adutoras.
Todas as infra-estruturas integrantes deste sistema estão ligadas ao Centro de Telegestão, localizado na ETA da Alegria, no concelho do Funchal.

Página em desenvolvimento